16 de jun de 2017

Xarope de Abacaxi











Abacaxi “ Ananas comosus”

O Abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Além disso, O Abacaxi contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como a Vitamina AVitamina C, Vitamina B, ZincoMagnésioFósforoCálcioFerro e sódio. 

É rico em Vitamina C. Isso ajuda na geração de sucos digestivos que irá desintegrando as partículas dos alimentos. A bromelaína é um tipo de enzima presente no Abacaxi que ajuda a quebrar as partículas de proteína.

Eles são conhecidos por atuar como um agente de neutralização e, portanto, evitar a acidez no estômago. É aconselhável comer Abacaxi quando uma pessoa está sofrendo de síndrome do intestino irritável e flatulência, pois ajuda a acalmar a mucosa do estômago e intestinos.

Previne Resfriado, Tosse e Gripe: Devido a sua grande Quantidade de Vitamina C, o Abacaxi torna-se bastante benéfico em prevenir gripes e resfriados. 

Bromelina presente no Abacaxi tem propriedades que suprimem a tosse e podem ajudar a soltar o muco. Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios. Abacaxi juntamente com mel é recomendado para uma pessoa que tem dor de garganta.

Fortalece os ossos: O Abacaxi contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Estes minerais ajudam na construção dos ossos e tecidos conjuntivos. Ele também contém Vitamina C, que auxilia na prevenção de várias doenças dos ossos e tem propriedades anti-inflamatórias. O teor de Cálcio também é bastante adequado no Abacaxi. Tiamina e biotina presente no Abacaxi também são úteis para fazer os ossos mais fortes.

Benefício para Coração: O Abacaxi devem ser consumido por pacientes que têm doenças relacionadas com o coração. A bromelaína é uma enzima presente no Abacaxi que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue. Isso ajuda na fácil circulação do sangue através do corpo evitando traços de coração e ataques cardíacos.

Contra a Degeneração Macular: O Abacaxi contém betacaroteno, que ajuda as retinas dos olhos. Estudos feitos descobriram que o consumo de abacaxi pode reduzir significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade.

OUTROS BENEFÍCIOS DO ABACAXI

  • Bromelina presente no Abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias e, assim, ajuda na prevenção de artrite e dor nas articulações.
  • As doenças de pele, como o acne rosácea, dermatite, eczema, psoríase e pode ser impedida por seu consumo devido às propriedades anti-inflamatórias.
  • A imunidade pode ser aumentada com o consumo do Abacaxi, por ser uma boa fonte de Vitamina C, que irá ajuda na luta contra várias doenças microbianas.
  • Os Minerais como, o potássio ajuda a controlar a pressão arterial e freqüência cardíaca.
  • O Abacaxi é rico em Cobre, que desempenha um papel importante como um co-fator na síntese de células vermelhas do sangue.
  • O Abacaxi tem propriedades antioxidantes, devido à presença de vitamina A e mostrou-se ser eficaz em proteger contra o cancro do pulmão e oral.

Xarope de Abacaxi

Ingredientes:
1 Abacaxi
 ½ kg de açúcar cristal orgânico ou ½ kg de mel.

Preparo:
Cortar o abacaxi em cubinhos e bater no liquidificador a fim de obter o suco da fruta.
Colocar o suco e o açúcar numa panela e deixar a panela em fogo médio até ferver e depois em fogo baixo até reduzir o volume a 1/3 do início.
Retirar do fogo, coar e colocar num vidro.
Conservar em geladeira.

Administração:
Uma colher de chá 4 vezes ao dia para crianças com menos de 6 anos. Uma colher de sobremesa 4 vezes ao dia para crianças grandes acima de 6 anos. Uma colher de sopa 4 vezes ao dia para adultos.


Obs.: Caso você utilize mel, adicionar o ½ kg de mel quando o xarope reduzido estiver morno ou frio.

Pesquisado por: Renilde Santos, Terapeuta Naturopata especialista em Plantas Medicinais, Florais e Homeopatias.

Ministrante de Cursos nas áreas Holísticas e Esotéricas em destaque o de Plantas Medicinais pela Agnes’ Natuterapias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário