25 de dez. de 2017

Dica: Gengibre - Indicações, Suco e Chá






GENGIBRE, Zingiber officinalis, mangarataia

Na literatura etnofarmacológica há referência de seu emprego como remédio contra asma, bronquite e menorragia, porém sem comprovação científica. Sua análise fitoquímica mostrou a presença de 1 a 2,5% de óleo volátil, em cuja composição são encontrados citral, cineol, borneol e os sesquiterpenos zingibereno e bisaboleno, além de um óleo-resina rico em gingeróis – substâncias que são responsáveis pelo sabor forte e picante. O óleo essencial responde pelo aroma e ação antimicrobiana, que só aparece no rizoma fresco.


Outros constituintes químicos são açúcares, proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina C. Os resultados de inúmeros ensaios farmacológicos citam como sua principal propriedade a ação estimulante digestiva, com indicação nos casos de dispepsia e como carminativo nas cólicas flatulentas; relatam também a sua ação antimicrobiana local, que encontra emprego no combate a rouquidão e a inflamação da garganta, além das ações: antivomitiva, anti-inflamatória, antirreumática, antiviral, uma intensa atividade antitussígena comparável ao de fosfato de diidrocodeína e, ainda propriedades antitrombose, cardiotônica, antialérgica, colagoga e protetora do estômago. (1)

Dica: Pode ser consumido no preparo de saladas e sucos.

CHÁ DE GENGIBRE

Ingredientes:
Gengibre
Cravo da Índia
Canela em pau
Aniz Estrelado
Açúcar cristal (ou demerara, ou mascavo)
Água filtrada

Modo de fazer:

Caramelise o açúcar com o cravo, a canela e o aniz para que soltem seus óleos essenciais e sabor. Em seguida acrescente um pedaço de gengibre (mais ou menos 2 cm) lavado e picado e deixe caramelisar também. Depois acrescente a água e deixe abrir fervura, então apague e sirva.

Todos ingredientes você pode utilizar a quantia que desejar (pouco ou muito – a seu gosto). Utilizando uma quantia de 01 colher de sopa de cada você fará 01 litro com certeza.

Pesquisado por: Regina Yassoe Fukuhara, aluna do Curso de Plantas Medicinais - Agnes' Natuterapias

Blog da Regina: http://saboresdomato.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.