18 de dez. de 2017

Hibisco - Dica de Suco






HIBISCO, Hibiscus sabdariffa, vinagreira, rosela, grosellha

O chá de suas folhas e raízes é considerada emoliente, estomáquico, antiescorbútico, diurético e febrífugo.  As brácteas e sépalas florais possuem sabor ácido e são empregadas para baixar febres, enquanto que as sementes são consideradas tônicas e diuréticas. É recomendo o seu chá por infusão, preparado pela adição de 1 xícara (chá) de água fervente sobre uma colher  (sopa) de cálices e brácteas de suas flores, na dose de 1 xícara (chá) uma a 3 vezes ao dia, para problemas digestivos-estomacais, como refrescante intestinal, diurético e como protetor das mucosas (bucal, bronquial e pulmonar).


Estudos fitoquímicos registram a presença em sua parte aérea de ácido málico, ácido hibíscico e uma lactona do ácido hidroxicítrico. As flores contém hibiscitrina, um glucosídeo derivado do flavonol, mucilagens, ácidos orgânicos (cítrico, málico e tartárico), flavonoides e derivados antociânicos. (1)

Receita de Suco de Hibisco:

Ingredientes: 
Hibisco
Cravo da Índia
Canela em pau
Aniz Estrelado
Açúcar cristal (ou demerara, ou mascavo)
Água filtrada

Modo de fazer:

Caramelise o açúcar com o cravo, a canela e o aniz para que soltem seus óleos essenciais e sabor. Depois acrescente a água e deixe abrir fervura. Acrescente o Hibisco e então apague o fogo e cubra com uma tampa ou prato para fazer infusão. Sirva gelado, ou com gelo.


Todos ingredientes você pode utilizar a quantia que desejar (pouco ou muito – a seu gosto). Utilizando uma quantia de 01 colher de sopa de cada você fará 01 litro com certeza.


Pesquisado por: Regina Yassoe Fukuhara, aluna do Curso de Plantas Medicinais - Agnes' Natuterapias

Blog da Regina: http://saboresdomato.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.